Parques em São Paulo

Parques em São Paulo

Veja uma lista com os melhores parque para se visitar na cidade de São Paulo.



São Paulo é muito conhecido como uma cidade de concreto e aço, mas há muito mais neste gigantesca cidade.  Entre os inúmeros prédios, existem cerca de 63 parques distribuídos pela cidade. São áreas verdes que costumam ficar cheias, principalmente aos fins de semana, quando a população paulista quer algum lazer.

Aqui vai uma lista com os principais e mais visitados parques da cidade de São Paulo:

Parque do Ibirapuera



 O Parque Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade de São Paulo . Sua inauguração foi no dia de 21/08/1954 para a comemoração do 4° centenário da cidade e só perde em área para o Parque do Carmo e o Parque Anhanguera.
O parque conta com ciclovia, 13 quadras iluminadas, pistas destinadas a cooper, passeios e descanso, todas integradas à área cultural. O parque possui 1,584 km² de área, e os três lagos artificiais que são irteligados ocupam 15,7 mil m².
Por se o parque mais famoso da cidade, vários exposições, eventos, shows e apresentações ocorrem frequentemente no local, por isso uma visita ao parque é conhecer um pouco mais da cidade de São Paulo.

Parque Villa-Lobos



O parque Villa-Lobos é um parque dos melhores parques públicos da cidade e fica localizado no bairro Alto de Pinheiros, às margens do rio Pinheirosl. A entrada principal do parque situa-se na avenida Prof. Fonseca Rodrigues.
Foi inaugurado no final de 1994, projetado pelo arquiteto Decio Tozzi, foi originalmente concebido para ser um oásis musical – uma homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos, mas hoje é muito procurado para caminhadas, passeios de bicicletas e é um paraíso para os patinadores, por ser plano e ter uma pavimentação uniforme. Por ser um parque de segunda geração, concebidos com a intenção de conceituar o tempo livre de lazer das populações urbanas como um tempo de cultura e de conhecimento, o Villa-Lobos é proposto como um parque temático musical, moderno e contemporâneo, contendo, além das áreas verdes, equipamentos destinados ao sensível conhecimento da música.
Aos fins de semana, é muito provável que você encontre alguma banda ou grupo musical se apresentando, inclusive alguns programa da MTV já foram gravados no parque.

Parque Ecológico do Tietê

O Parque Ecológico do Tietê é uma área de proteção ambiental, onde foi instalado um parque. Está localizado na Várzea do Rio Tietê entre os municípios de São Paulo e Guarulhos. A construção do parque foi uma forma de proteger a várzea do Rio Tietê em um dos poucos locais onde ele ainda não havia sido ocupado. 
O parque possui várias quadras, pistas de caminhadas, área de ginástica, playground e um trenzinho que percorre 4 km do parque que faz você conhecer um pouco da área verde do local.

Parque do Carmo

O Parque do Carmo é um parque municipal localizado no distrito homônimo de Parque do Carmo (administrado pela Subprefeitura de Itaquera), na região leste da cidade São Paulo.
Possui uma área de aproximadamente 1.500.000m², é o maior parque urbano da cidade de São Paulo e um dos maiores da região metropolitana. Conta com uma imensa reserva de Mata Atlântica, além de uma vasta fauna e flora.
O parque é muito visitado pela população da região que não precisa se locomover até outras regiões para ter um pouco de lazer.

Parque da Aclimação

O Parque possui 112.200m2, incluindo pisos permeáveis e impermeáveis, lago e edificações. O acesso é feito por seis portões. Possui concha acústica, áreas de descanso, bebedouros, bicicletário, churrasqueiras, lixeiras, bancos, comedouros para pássaros, sanitários, aparelhos de ginástica, campos de bocha, malha e futebol, pista de cooper, parque infantil, lago, jardim japonês e trilhas. 
O parque é uma ótima opção para os moradores do centro, ou para quem estiver de passagem, pois o parque é extremamente bem localizado.

Parque Trianon


O Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon ou Parque do Trianon, foi inaugurado em abril de 1892 com a abertura da Avenida Paulista na cidade de São Paulo. Foi projetado pelo paisagista francês Paul Villon.
O nome Trianon veio do fato de, naquele tempo, existir no local onde hoje se situa o Museu de Arte de São Paulo, em frente ao parque, um clube com o nome Trianon. O arquiteto Ramos de Azevedo desenvolveu o projeto de (1911-1914), na administração do Barão de Duprat, do chamado Belvedere Trianon, construído em 1916 e demolido em 1957 para dar lugar ao museu.
Em 1924, o parque foi doado à prefeitura, e, em 1931, recebeu sua denominação atual em homenagem a um dos heróis da Revolta Tenentista, Antônio de Siqueira Campos.
O parque é uma ótima pedida para quem está na passando pela Avenida mais famosa do Brasil, possui ótimo acesso e é um oásis verde na floresta de concreto e aço.

Parque Zoológico de São Paulo


O Parque Zoológico de São Paulo é o maior zoológico do Brasil. Fica localizado em uma área de 824.529 m² de Mata Atlântica original, com 4km de alamedas. Aloja as nascentes do histórico riacho do Ipiranga, ao sul da cidade de São Paulo.
Exibe mais de 3.200 animais, sendo 102 espécies de mamíferos, 216 espécies de aves, 95 espécies de répteis, 15 espécies de anfíbios e 16 espécies de invertebrados, em recintos que reproduzem os habitats naturais desses animais. A fazenda do Zôo, de 572 ha, produz hortaliças usadas na fabricação de rações variadas para os animais, além de material para os recintos onde ficam os animais. Nela ficam animais que precisam de maior área para acasalamento.
O Zôo tem creche para filhotes rejeitados pelas mães, chocadeiras elétricas e sala de incubação para ovos de aves e répteis. A função educativa é enfatizada no Parque. Sua biblioteca de mais de quatro mil volumes é aberta ao público.
Suas parcerias com outras instituições estaduais, federais e estrangeiras incluem pesquisas que facilitem a preservação de espécies ameaçadas. Atualmente o zoológico é o quarto maior do mundo.
O zoológico é um ótimo passeio para se fazer com os filhos, os preços não são muito altos e diversidade de opções de lazer são um grande atrativo deste parque.

Parque da Juventude


O Parque da Juventude é um complexo cultural, recreativo e esportivo localizado na Zona Norte do município de São Paulo. Em 2007,a terceira e última fase foi concluída. Sua construção se deu no local onde estava implantado o antigo Complexo Penitenciário do Carandiru, local historicamente marcado por violação aos direitos humanos, degradação urbana e violência.
Hoje, o parque possui uma área muito tranquila e plana, onde é muito favorável para a prática de esportes. Além disto, possui um ótima biblioteca pública e vários itens de lazer.


E você, recomenda mais algum parque da cidade de São Paulo? Faça um comentário!





0 comentários:

Postar um comentário

Publique sua opinião, ele é importante para todos!

Para comentar basta seguir simples regras:
1º Sem spam
2º Sem conteúdo ofensivo
3º Sem publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites Mais